24 de agosto de 2010

EVENTO: Cálculos e Quantidades

Definir o tipo e calcular a quantidade de comida que será servida em uma festa não é uma tarefa fácil, já que depende de vários fatores como:

Tempo de duração do evento: A duração conta muito! Em um evento animado que dura mais de cinco horas, espera-se que as pessoas comam e bebam muito mais.

No caso de um almoço ou jantar, ser haverá ou não coquetel: Se houver coquetel precedendo o almoço ou jantar, as pessoas comerão menos do prato principal.

Quantidade de jovens, homens e mulheres: Em geral, os jovens comem mais do que as pessoas mais velhas e os homens comem mais do que as mulheres.

Quantidade de crianças: Na hora de calcular a quantidade de comida, você deve contar cada 2 crianças como 1 adulto.

Detalhe: Se houver muitos docinhos, os convidados comerão menos bolo.

Cálculo de quantidade de comida por pessoa

  • Calcule 5 a 8 salgadinhos por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida.
  • Calcule 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente em seguida (coquetel + prato quente).
  • Calcule 15 a 18 salgadinhos por pessoa se houver apenas coquetel.
  • Calcule aproximadamente 150g de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento e 200g se for servi-la como prato principal.
  • Calcule 120g de frutas e vegetais por pessoa.
  • Calcule aproximadamente 200g de carnes ou peixes por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos e 300g em um churrasco.
  • Calcule 50g de arroz por pessoa. Quando cozido o arroz triplica seu peso, ou seja, 50g de arroz cru são equivalentes a 150g de arroz cozido.
  • Uma forma de 22cm de diâmetro de torta salgada ou doce serve até 10 pessoas.
  • Calcule 5 ou 6 docinhos por pessoa.
  • Calcule 60g de bolo por pessoa (caso haja docinhos ou outras sobremesas) e 100g por pessoa se só o bolo for a sobremesa.
  • Calcule 1 bola de sorvete por pessoa (aproximadamente 150g).
  • Em relação às sobremesas, o ideal é fazer com que cada sobremesa dê para todos os convidados.
Nosso próximo bate papo será sobre ECONOMIA e um ÓTIMO EVENTO!!!
Se gostou da matéria, deixe seu recadinho!!
Até breve.

18 de agosto de 2010

O Benefício das Massas Integrais

Gente, hoje durante um curso voltado para a área de saúde e alimentação eu pude ao término conversar com o ministrante e sinceramente, como a gente aprende ao permitir contato com outras pessoas!
Bom, vim para casa cheia de idéias e novos conhecimentos, dentre eles, as massas brancas e as massas integrais.
Já ouviram algo sobre isso???
Antes do curso, devo confessar que eu só sabia de verdade trabalhar com massas brancas e massas coloridas a partir da cenoura, beterraba, espinafre, tomate, etc.
Vamos ver algo bem legal, é hora de compartilhar mais ensinamentos e tornar o mundo ainda melhor para todos né?
Bóra lá então...rss

No mediterrâneo as massas são alimentos consumidos com frequência. Pelo bastante consumo de massas na Itália e em algumas regiões mediterrânicas os níveis de doenças cardiovasculares são baixos. As massas podem servir de base para uma variedade de pratos e refeições equilibradas e saudáveis.

Vantagens das Massas

• Boa fonte de hidratos de carbono complexos, que fornecem energia
• Fonte de proteínas
• Baixo teor em gordura

Como são feitas

As massas são feitas com farinha e água. Podem ser usadas secas ou ainda frescas. Estas fornecem hidratos de carbono ao organismo, fonte principal de energia. É por isso que os atletas das maratonas comem este alimento para se prepararem e terem bastante resistência.

Massas com cor

Existem massas coloridas. Estas são feitas com a ajuda de outros ingredientes, como tomate, espinafres ou ervas aromáticas, para dar um aroma e uma cor diferente.

O talharim
O talharim (do italiano tagliarini) é um tipo de massa. Em inglês é denominado noodle (que por sua vez tem origem do alemão nudel. Basicamente é um macarrão cortado em tiras finas. Pode ser cozinhado com carne, frutos do mar, cogumelos, etc… Na China e no Japão, o talharim faz parte integrante da dieta nacional — quer seja servido sozinho, quer adicionado a sopas, saladas e pratos quentes. É geralmente preparado com farinha de trigo, arroz, feijão-mungo ou trigo-sarraceno.

Massas integrais

As massas integrais são feitas com farinha de trigo integral a 100% ou farinha integral de trigo durum. Possuem uma textura mais áspera e mais elástica do que as massas brancas. A fonte de fibras é tiamina, uma vitamina do complexo B necessária para converter os hidratos de carbono em energia maior que a contida nas massas brancas. As massas integrais fornecem cerca de 10% mais calorias e 5% mais proteínas do que as massas brancas. Ambos os tipos podem ser enriquecidos com ovos.

Massas brancas

As massas brancas secas são feitas com água e uma farinha grossa conseguida a partir de uma qualidade de trigo – trigo durum. Este trigo durum tem um elevado teor de proteínas. Apesar de o germe de trigo e o farelo serem eliminados durante a moagem, a farinha branca ainda contém parte das fibras e do amido que ajudam a manter o aparelho digestivo saudável.


As massas e as dietas de emagrecimento

Muitas pessoas pensam que as massas não podem ser incluídas numa dieta de emagrecimento pois estas engordam, no entanto ao contrário do que se pensa as massas, principalmente as integrais são um ótimo alimento para este tipo de dieta, pois tem poucas calorias e fornecem igualmente muitas fibras. Se forem confeccionadas com molhos simples e servidas com legumes, sem manteiga, queijo ou natas são ideais para emagrecer ou manter a linha.

13 de agosto de 2010

APRENDENDO SOBRE QUEIJOS

Queijos franceses


Queijo Camembert

O Camembert é um queijo francês macio e cremoso. Seu nome vem da vila de Camembert. Quando fresco, o Camembert tende ser esfarelento e é relativamente duro, porém caracteristicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece.

Queijo Brie


O Brie é um queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte.

Queijo Roquefort

O Roquefort é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. O Roquefort é branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característico de matriz azul. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado.

Queijos ingleses


Queijo Cheddar

O Cheddar é um queijo amarelo pálido, com sabor pronunciado, originário da vila inglesa de mesmo nome.

Queijo Cottage

O queijo Cottage é uma coalhada de queijo com sabor suave. Ele é drenado, mas não prensado, então fica algum soro de leite. Cottage não envelhecido.


Queijos Holandeses


Queijo Edam

O Edam é um queijo holandês que é tradicionalmente vendido como esferas com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela.

Queijo Gouda

O queijo Gouda é feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro.

Queijos suíços


Queijo Emmental

O Emmental é um queijo amarelo, duro e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço.

Queijo Gruyère

O queijo Gruyère é amarelo e feito de leite de vaca. O nome vem da cidade de Gruyères na Suíça. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos buracos.

Queijos italianos


Queijo Gorgonzola

O Gorgonzola é um queijo da Itália com riscos azuis, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado.

Queijo Mussarela

A Mussarela é um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca.

Queijo Parmesão

O parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade.

Queijo Provolone

O provolone é um queijo de leite integral de vaca com uma pele macia. Ele é produzido principalmente nas regiões da Itália da Lombardia e Veneto.

Queijo Ricota

O Ricota é um queijo italiano feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. O Ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve.

Queijos brasileiros

Os queijos do Brasil incluem: Queijo de Minas, Prato, Catupiri e Requeijão.

12 de agosto de 2010

Dia D - A arte não escolhe dia!!!

Olá queridos!
Com um pouco de ousadia, meu namorado e eu fomos para a cozinha colocar em prática o lado bom de cozinhar.
O prato principal, uma saladinha verde e outra de batatas cozidas e temperadas... Fizemos algo diferente para o almoço. Ficou fantástico, simples, muito barato e muitoooo saudável!!!
Posso classificar como o tipo do prato que te deixa leve como uma folha...rsss


O prato do dia:      Postas de Pintado ao leite de coco e vinho branco!


Acreditem, é muito bom!


Querem a receitinha???
Vou deixá-la na página de receitas.


Obrigada e ótima semana a todos!
Bóra lá...

11 de agosto de 2010

Torta Paulista

Ingredientes


Creme


150g de Margarina
1 Colher (cha) de Baunilha
1 1/2 Xícara (cha) de açúcar
2 Gemas
300g de Amendoim Torrado e Moído
1 Lata de Creme de Leite sem Soro
3 Pacote de Bolacha de Maizena


Cobertura
1 Lata de Leite Condensado
1 Gema
1 Colher de Margarina
80g de Amendoim Torrado e Moído


Modo de Preparo
Junte a margarina, a baunilha, o açucar, 2 gemas e bata bem ate ficar branco
Estando branco junte o amendoim torrado e moido e o creme de leite, e mexa muito bem


Montagem


Em uma travessa limpa e seca coloque uma camada de bolacha e outra do creme, ate que acabem os dois.


Modo de preparo da cobertura


Junte uma lata de leite condensado, 1 gema, 1colher de margarina e misture tudo muito bem
Ao final para cobertura salpique o amendoim torrado e moido por cima da torta. Pode usar castanhas também!

9 de agosto de 2010

Tortaletes Saborosas

Tortaletes de frutas



Ingredientes


Massa:1/2 kg farinha de trigo
250 g manteiga
1 pitada de sal
1 colher sopa de açúcar


Creme:
1/2 litro de leite
150 g de açúcar
4 colheres sopa de maizena
50 g de manteiga
3 gemas
1 colher de sopa de baunilha
1 lata de creme de leite
 Creme de gelatina:
1 pacote de gelatina de acordo com o sabor da fruta
1 colher de sopa rasa de maizena
1/2 xícara de água


Preparo:


Massa:


Misture tudo até dar liga tipo massa de empada ponha em forminhas de tortinhas ou então de empada de uma espessura não muito grossa. Depois fure com um garfo e ponha para assar ate ficar dourada ou a gosto


Creme:
Leve ao fogo todos os ingredientes, menos a baunilha e o creme de leite, mexendo até engrossar
Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e a baunilha


Creme de gelatina:
Misture tudo e leve ao fogo até engrossar


Montagem:


Retire a massa já assada da forminha, coloque o creme em seguida coloque 1 morango inteiro, coloque o creme de gelatina de morando e decore com 2 folhas de hortelã ao lado do morango

Obs: Para fazer de maracujá acrescente as sementes do maracujá no creme de gelatina 
Esse creme tem que ser preparado por último, pois ele endurece e não dar pra ser colocado em cima da tortinha. 
Dica: Fatie pedaços de maça vermelha de um jeito que apareça um pedaço da casca para decorar a gelatina pode ser de morango