18 de agosto de 2010

O Benefício das Massas Integrais

Gente, hoje durante um curso voltado para a área de saúde e alimentação eu pude ao término conversar com o ministrante e sinceramente, como a gente aprende ao permitir contato com outras pessoas!
Bom, vim para casa cheia de idéias e novos conhecimentos, dentre eles, as massas brancas e as massas integrais.
Já ouviram algo sobre isso???
Antes do curso, devo confessar que eu só sabia de verdade trabalhar com massas brancas e massas coloridas a partir da cenoura, beterraba, espinafre, tomate, etc.
Vamos ver algo bem legal, é hora de compartilhar mais ensinamentos e tornar o mundo ainda melhor para todos né?
Bóra lá então...rss

No mediterrâneo as massas são alimentos consumidos com frequência. Pelo bastante consumo de massas na Itália e em algumas regiões mediterrânicas os níveis de doenças cardiovasculares são baixos. As massas podem servir de base para uma variedade de pratos e refeições equilibradas e saudáveis.

Vantagens das Massas

• Boa fonte de hidratos de carbono complexos, que fornecem energia
• Fonte de proteínas
• Baixo teor em gordura

Como são feitas

As massas são feitas com farinha e água. Podem ser usadas secas ou ainda frescas. Estas fornecem hidratos de carbono ao organismo, fonte principal de energia. É por isso que os atletas das maratonas comem este alimento para se prepararem e terem bastante resistência.

Massas com cor

Existem massas coloridas. Estas são feitas com a ajuda de outros ingredientes, como tomate, espinafres ou ervas aromáticas, para dar um aroma e uma cor diferente.

O talharim
O talharim (do italiano tagliarini) é um tipo de massa. Em inglês é denominado noodle (que por sua vez tem origem do alemão nudel. Basicamente é um macarrão cortado em tiras finas. Pode ser cozinhado com carne, frutos do mar, cogumelos, etc… Na China e no Japão, o talharim faz parte integrante da dieta nacional — quer seja servido sozinho, quer adicionado a sopas, saladas e pratos quentes. É geralmente preparado com farinha de trigo, arroz, feijão-mungo ou trigo-sarraceno.

Massas integrais

As massas integrais são feitas com farinha de trigo integral a 100% ou farinha integral de trigo durum. Possuem uma textura mais áspera e mais elástica do que as massas brancas. A fonte de fibras é tiamina, uma vitamina do complexo B necessária para converter os hidratos de carbono em energia maior que a contida nas massas brancas. As massas integrais fornecem cerca de 10% mais calorias e 5% mais proteínas do que as massas brancas. Ambos os tipos podem ser enriquecidos com ovos.

Massas brancas

As massas brancas secas são feitas com água e uma farinha grossa conseguida a partir de uma qualidade de trigo – trigo durum. Este trigo durum tem um elevado teor de proteínas. Apesar de o germe de trigo e o farelo serem eliminados durante a moagem, a farinha branca ainda contém parte das fibras e do amido que ajudam a manter o aparelho digestivo saudável.


As massas e as dietas de emagrecimento

Muitas pessoas pensam que as massas não podem ser incluídas numa dieta de emagrecimento pois estas engordam, no entanto ao contrário do que se pensa as massas, principalmente as integrais são um ótimo alimento para este tipo de dieta, pois tem poucas calorias e fornecem igualmente muitas fibras. Se forem confeccionadas com molhos simples e servidas com legumes, sem manteiga, queijo ou natas são ideais para emagrecer ou manter a linha.

Um comentário:

  1. Muito bom esse tipo de matéria que vc fez.Esse negocio de achar que só massa engorda tem nada hever se a pessoa nao tiver uma boa educação aimentar. Temos ter um prazer de comer bem.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.